André L. Nakamura leva “Espíritos Vadios” ao coração da Paraíba

“Espíritos Vadios” chegam, enfim, à Paraíba, o principal cenário da Trilogia
André L. Nakamura vai participar, com os Livros 1 e 2, da Feira do Livro e do Cordel, na UFPB, em João Pessoa

Depois de lançar “Antros de Raposas”, Livro 1, e “Fogo na Fornalha”, Livro 2, na última Bienal do Livro de Pernambuco, e na de Alagoas, o autor, André L. Nakamura, vai estar participando da 1ª Feira do Livro e do Cordel (FLICPB), de 25 a 28 de novembro de 2025, no Hall do 1º andar da Reitoria – Campus I da Universidade Federal da Paraíba.

Em uma empolgante trama policial, a ação de “Espíritos Vadios” vai de Sergipe a Pernambuco, do Rio Grande do Norte ao Ceará, mas a grande maioria das cenas são ambientadas na Paraíba, em cidades existentes e fictícias; os principais personagens são paraibanos. Trata-se de um romance policial, com mistério, suspense, e todos os ingredientes para quem aprecia o gênero. A morte de dois perigosos coronéis da Paraíba, homens temidos e donos de vastos territórios, desencadeia uma disputa feroz em que, viúvas, ex-esposas e familiares se lançam em batalhas de poder, enquanto figuras excêntricas se infiltram nesse jogo perigoso: hackers, mentalistas, religiosos oportunistas, irresistíveis profissionais do amor, agentes públicos de reputação duvidosa.

André L. Nakamura

No Livro 2 (“Fogo na Fornalha”), o foco se amplia: polícia e Ministério Público entram em cena para investigar a corrupção entre políticos na de Campo das Brisas, fictícia cidade da Paraíba. Se o primeiro livro apresenta o universo dos personagens, e confronto gravita em torno de heranças e territórios, o Livro 2 amplia o foco para o embate entre o crime organizado e o poder público, que agora se torna parte do explosivo jogo. O campo de batalha se desloca para uma ofensiva institucional; uma força-tarefa formada por órgãos e entidades públicas declara guerra à criminalidade e à corrupção, esgarçando as relações entre os poderosos locais e empurrando organizações criminosas para um confronto aberto.

A tensão é palpável. O romance costura um mosaico de interesses e traições, onde todos carregam segredos perigosos e ninguém está a salvo. O tom é de suspense contínuo: se em Antros de Raposas a disputa era marcada pela brutalidade das ruas, em Fogo na Fornalha ela ganha contornos políticos e institucionais, revelando que o jogo pelo poder também se trava nos gabinetes. “No começo, eles disputam territórios; depois, a guerra envolve órgãos estatais. Aí a fornalha esquenta de vez. O resultado é uma escalada que aponta para uma guerra ainda maior, conectando política, crime e sobrevivência, em um cenário cada vez mais incendiário, que se explodirá em ‘Carcaças de Feras’, que encerra a trilogia” (promete o autor).

O autor fará uma palestra sobre Literatura Popular, no dia 26, quarta-feira, às 15h30, no auditório, na Biblioteca. No dia 27, quinta-feira, estará no estande ‘Luis Carlos Venceslau’, às 9h, e, na “Ilha do Autor” (Reitoria), às 15 h.

Os livros já estão disponíveis na Amazon e no Clube de Autores (https://espiritosvadioslivro.com.br/), e serão um dos destaques da FLICPB, onde permanecerão disponíveis, durante toda a Feira, no estante mencionado.

O Livro 3, “Carcaças de Feras”, o autor adianta, já teve os “originais enviados para a LC, para os trabalhos relativos à editoração e publicação, e, em breve, será lançado. Pretendo que seja na Paraíba”.

André L. Nakamura

Serviço

Evento: 1ª Feira do Livro e do Cordel
Data: 25 a 28 de novembro de 2025
Local: Hall do 1º andar da Reitoria – Campus I da UFPB
Endereço: Bairro Castelo Branco – João Pessoa – PB – Brasil
Horário da bilheteria: Terça a quinta, das 9h às 17h
Acessibilidade: Estrutura inclusiva para pessoas com deficiência
Classificação indicativa: Livre
Redes oficiais: @andreluiznakamuraadv — Instagram da Feira: @feiraliterariaufpb — Instagram do Partners Feira: @partnersoftheamericaspb